No próximo dia 7 de agosto realizar-se-á uma reunião extraordinária da Assembleia Geral do clube. Compareça.

 

No passado domingo, 10 de Junho, foi comemorado o Dia Nacional do Minibásquete com um grande convívio em Faro, durante todo o dia, com jogos em três pavilhões, de mini8, mini10 e mini12.

Foi um convívio onde tiveram representados praticamente todos os clubes algarvios, com diversas atividades para além do basquetebol, organizado pela Associação de Basquetebol do Algarve, com o apoio da União de Freguesias de Faro, Câmara Municipal de Faro, CF "Os Bonjoanenses" e SC Farense.

Com muitas baixas nos mini10, fomos representados por uma equipa de mini8 e outra de mini12, que tiveram muito bem nos jogos em que participaram. Destaque para a estreia do Muhammad, que esteve excelente na sua primeira experiência com as cores do CBT.

Resumindo, foi um dia muito bem passado onde, mais uma vez, o basquetebol mostrou a sua melhor face.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No passado sábado, 9 de Junho, decorreu o torneio distrital de lances livres e 1x1, em Quarteira, com representantes dos diversos clubes algarvios.

Foi uma manhã bem passada, onde os atletas do clube Deyvid Durakov, Bobi Sherikov, Mateus Constantino, Bernardo Martins, Fátima Habib, Beatriz Botelho, Clara Agrela, Joana Baptista, Ali Qasim e Rodrigo Rufino, puderam competir com alguns dos melhores atletas algarvios nas referidas habilidades técnicas.

 

 

 

 

 

 

Hoje de manhã, 2 de Junho, os nossos mini-12 receberam o Quarteira Tubarões, jogo que servia para decidir o segundo lugar da Taça Algarve. Com a primeira posição da competição entregue ao Farense "mistos", única equipa a conseguir derrotar as equipas presentes em campo, estas vinham para o último jogo determinadas a obter a prata. No entanto, infelizmente, esta decisão ficou logo resolvida pelo facto da equipa de Quarteira apresentar menos do que os 10 jogadores requeridos nos regulamentos, o que fazia com que, administrativamente, a vitória fosse averbada à nossa equipa.

Porém, os jovens atletas importam-se mais com o divertir-se, jogando, dando valor às vitórias conseguidas em campo. Deste modo, as duas equipas entraram no jogo com vontade de jogar bem e dar o seu máximo.

O jogo ficou marcado desportivamente pelos dois primeiros períodos. Perante uma equipa masculina, a nossa equipa mista encontrou muitas dificuldades enquanto a maior capacidade física dos rapazes de Quarteira permitiu. No primeiro período, a velocidade dos rapazes de Quarteira e a pressão defensiva dos mesmos, levou a um parcial de 13-0 para os visitantes. No segundo período, usando só rapazes, a equipa de Tavira equilibrou o jogo, porém, o jogador mais evoluído da equipa visitante, marcando mais de metade dos pontos da equipa nesse período, e assistindo para os restantes, fez com que esse período terminasse com uma vantagem de 17 pontos para os Tubarões.

No terceiro período voltou a assistir-se a muito equilíbrio mas, no entanto, a equipa de Quarteira conseguiu ir para o intervalo com uma excelente vantagem de 21 pontos.

No quarto período, o cansaço começou a fazer-se sentir na equipa visitante, o que levou a que a equipa da casa reduzisse a diferença para 15 pontos, dando a entender que o vencedor final não estava encontrado. Porém, um mau quinto período resolveu definitivamente o jogo, ao iniciar-se o derradeiro período com uma diferença de 25 pontos. O resultado final na folha de jogo foi uma derrota das nossas cores por 21 pontos, 46-67.

Terminada a competição, os nossos atletas estão de parabéns pelo segundo lugar obtido numa torneio onde a maior parte das equipas eram masculinas.

 

 

Está tudo a postos para os torneios internacionais de Tavira a decorrer entre 29 de Junho e 1 de Julho. Consulta aqui o programa do evento.

 

 

No sábado de manhã, 19 de Maio, realizou-se o terceiro convívio de minibásquete em Tavira na temporada 2017/2018.

Desta vez tivemos o prazer de receber os amigos dos Bonjoanenses, Quarteira Tubarões e, pela primeira vez, o Instituto D. Francisco Gomes.

Foi mais uma manhã muito bem passada, com bom ambiente, com todos os atletas, treinadores e público a contribuírem para o sucesso do evento.

Para terminar a época, as nossas cores, para além do Torneio de Tavira que acontecerá no final de Junho, estarão no convívio do Dia Nacional do Minibásquete, a 10 de Junho, em Faro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ontem, 28 de Abril, os nossos mini12 receberam a forte equipa do Farense "mistos". Esta, feita com base na equipa feminina que já venceu os nossos meninos por duas vezes esta temporada, apresentou-se com três atletas que fizeram a diferença, responsáveis por 42 pontos da sua equipa, bem como pela vantagem observada na luta das tabelas.

Vindos de uma vitória moralizadora em Albufeira, os amarelos entraram bem no jogo, tendo-se registado um primeiro período equilibrado, terminando com uma diferença de 4 pontos. No entanto, um bom segundo período dos visitantes permitiu que os mesmos construíssem uma vantagem de 12 pontos. Após um terceiro período equilibrado e com muitos pontos, chegou-se ao intervalo com 26-38 para o Farense.

Os dois primeiros período da segunda parte foram muito disputados, fazendo com que o Farense conseguisse entrar no derradeiro período com uma vantagam confortável, mas não decisiva, de 15 pontos.

No período decisivo, os nossos atletas deram o máximo perante uma aguerrida equipa visitante, conseguindo reentrar no jogo perto do minuto final, quando reduziram a desvantagem para 6 pontos. No entanto, o Farense conseguiu controlar o jogo, marcando sempre que os amarelos o faziam, nunca permitindo que a diferença fosse inferior ao no final registado, 6 pontos (60-66).

Resumindo, foi uma manhã de excelente basquetebol, onde as duas equipas estiveram ao nível daquilo que as mesmas sabem fazer e que era expectável, bem apoiados pelo corretíssimo público presente.

 

 

Hoje, 22 de Abril, os sub18 receberam os Bonjoanenses para a Taça Algarve, um dos dois candidatos à vitória nesta competição.

Sabendo-se já um jogo difícil face à qualidade do adversário, mais difícil ainda se adivinhava tendo em conta que a nossa equipa, com muitas ausências, se apresentava com somente cinco atletas, um dos quais doente e outro ainda mal recuperado de uma lesão ocorrida durante a semana.

Perante este cenário, foi com naturalidade que os visitante construíram uma vantagem de 13 pontos no 1.º período (8-21).

No entanto, os nossos jovens, sem possibilidade de um minuto de descanso, responderam bravamente no segundo período, conseguindo um período equilibrado que fez com que as equipas fossem para intervalo separadas por 15 pontos.

Após o ligeiro descanso do intervalo, os cinco atletas entraram na segunda parte dispostos a lutar pelo encontro, conseguindo levar o jogo a diferenças de um dígito. A equipa visitante reagiu, voltando a conseguir uma vantagem superior a 10 pontos, fazendo com que se entrasse no derradeiro minuto com 12 pontos de diferença no marcador.

No último período, os nossos bravos atletas já não tiveram, naturalmente, capacidade física para se baterem com a boa equipa visitante, tendo esta aproveitado para construir uma vitória confortável por 55-83, resultado que não espelha a dedicação e entrega dos nossos jovens atletas.

 

 

Hoje, 21 de Abril, os mini12 iniciaram a sua participação na Taça Algarve com uma excelente vitória no pavilhão do C.B. Albufeira.

Fazendo parte do grupo da Taça Algarve constituído por equipas masculinas e mistas, apresentamos 10 atletas neste jogo, dos quais 6 meninas, frente a uma equipa masculina do CBA que demonstrou qualidade para lutar pela vitória na competição.

Foi um jogo entre duas equipas que apostaram na velocidade no ataque e na agressividade defensiva, sobretudo os nossos meninos, o que dificultou bastante o trabalho do árbitro.

Jogando no seu pavilhão, o CBA entrou muito forte, chegando aos 4-0 nos primeiros segundos do jogo. Porém, o cinco de Tavira, composto só por meninas, manteve a compostura e, com o habitual forte apoio dos pais presentes na bancada, rapidamente equilibrou o jogo, que terminou 10-8 nesse primeiro período. No segundo período manteve-se o equilíbrio, não conseguindo, qualquer das equipas, vantagens superiores a 2 pontos, terminando com um natural empate a 14. O terceiro período foi, mais uma vez, equilibrado, no entanto, no último minuto os nossos meninos conseguiram construir uma ligeira vantagem de 4 pontos, indo as equipas para intervalo com um 20-24 no marcador.

A segunda parte teve uma história totalmente diferente. A defesa pressionante e agressiva dos nossos atletas deram origem a um 8-0 no quarto período e a um 8-2 no quinto, que levou a que entrássemos no derradeiro período com uma vantagem de 18 pontos. Cientes de que o CBA iria entrar com tudo nesse período, os nossos jovens estiveram muito bem, controlando o jogo, mantendo a vantagem sempre nos dois dígitos, permitindo somente nos segundos finais que o CBA chegasse a uma desvantagem de 8 pontos, diferença que se registou no final (35-43).

Um apontamento final para o modo agradavelmente equilibrado com que os nossos atletas jogaram. Todos jogaram exatamente o mesmo tempo e a bola rodou constantemente por todos, o que levou a que 9 do 10 atletas tivessem marcado pontos, não tendo nenhum marcado mais que 8.

 

 

No próximo dia 23 de abril realizar-se-á uma reunião extraordinária da Assembleia Geral do clube. Compareça.

 

Hoje de manhã, 14 de Abril, o nosso clube organizou o segundo convívio de minibásquete da presente época.

Para além de recebermos novamente o Ginásio, tivemos a oportunidade de jogar, no nosso pavilhão, com os nossos amigos do Colégio Bernardette Romeira e do CB Albufeira.

Foi um convívio com um excelente ambiente, dentro de campo e nas bancadas, onde tivemos ainda o prazer de receber a visita e a ajuda do Diretor Técnico Regional, bem como do presidente da Associação de Basquetebol do Algarve.

Como ponto alto do nosso clube neste convívio, tivemos a estreia de mais um atleta, o mini-8 Gabriel. Esperemos que tenha sido o primeiro de muitos para ele.

Mais uma vez devemos agradecer aos pais dos nossos atletas, cujo contributo tem sido crucial para que estes eventos sejam um sucesso.

 

 

 

 

 

 

Neste domingo, 18 de março, os nossos sub18 receberam os Bonjoanenses, principal candidato a vencer a Taça Algarve.

Num jogo em que os visitantes eram claramente favoritos, os Bonjoanenses confirmaram as expectativas, construindo uma diferença de 15 pontos logo no 1.º período. No entanto, os nossos jovens, que têm vindo a demonstrar um franco crescimento na qualidade do seu basquetebol, entraram melhor no segundo período, equilibrando o jogo, terminando a primeira parte a perder por 20 pontos.

Uma forte entrada no 3.º período, confirmando a subida de forma dos nossos atletas, permitiu uma aproximação no marcador, fazendo com que a diferença chegasse aos 13 pontos. Porém, nos últimos 5/6 minutos deste período assistiu-se a uma fase de muito desacerto da nossa equipa, com muitas perdas de bola e um deficiente ressalto defensivo, o que permitiu à equipa visitante entrar no último período com uma vantagem de 37 pontos no marcador, algo que sentenciou o jogo.

Mesmo sabendo o jogo perdido, a nossa equipa não baixou os braços, vencendo o último período, ficando o marcador em 59-95.

A competição voltará daqui a sensivelmente um mês, quando recebermos o Quarteira Tubarões, a 14 de abril.

 

 

 

 

No sábado, 17 de março, os nossos mini12 terminaram a sua participação na edição 2017/2018 do Torneio Distrital do escalão. Faziam-no frente ao Portimonense, equipa que com uma vitória neste jogo ficaria campeã da competição. Os nossos jovens atletas tinham ainda a possibilidade de, com uma vitória, terminar no 3.º lugar, algo que poderia já ser uma realidade, não fora as duas derrotas resultantes de apresentarmos um número de atletas inferior ao permitido.

Sabíamos que iria ser um jogo difícil, perante uma excelente equipa, no entanto, a derrota por somente 13 pontos em Portimão e as três vitórias consecutivas no campeonato, com boas exibições, davam alguma esperança num resultado positivo.

Porém, a defesa agressiva do Portimonense e a superioridade dos seus atletas nas tabelas, ganhando uma esmagadora parte dos ressaltos, transformou um jogo que poderia ser difícil, numa vitória inequívoca dos visitantes.

Depois de um primeiro período em que ainda houve algum equilíbrio, o Portimonense embalou, de tal modo que, pela primeira vez esta época, no final do 5.º período, o marcador foi fechado numa derrota da nossa equipa, visto as visitantes terem conseguido uma diferença de 50 pontos, fixando o resultado em 6-56.

No entanto, os nossos atletas estão de parabéns, porque nunca deixaram de dar o seu máximo, mesmo perante a diferença no marcador, demonstrando que ainda irão dar muitas alegrias aos apoiantes do nosso clube.

Ficam ainda os parabéns à equipa campeã, que foi uma digna vencedora, demonstrando qualidade e desportivismo, uma combinação sempre agradável de observar.

Por fim, os parabéns aos apoiantes das duas equipas presentes nas bancadas que, com as suas músicas de apoio abrilhantaram a festa, e demonstraram que é possível conviver agradavelmente com os apoiantes da equipa contrária, dando um excelente exemplo aos jovens atletas.

 

 

 

 

 

Já ninguém se lembra da última vez que os nossos mini8/10 foram a Quarteira. Mas aconteceu, neste domingo, 11 de Março, em que tivemos a sorte e o prazer de visitar os nossos amigos Tubarões, participando no convívio por eles organizado.

Foi um convívio com algumas baixas, onde só participamos com 8 atletas, no entanto, quase todos tiveram a sorte de ter os seus pais a assistir, naquilo que foi uma verdadeira festa do minibásquete.

Apesar de poucos, demonstramos muita qualidade, frente às boas equipas dos clubes presentes onde, para além da equipa da casa, tivemos o prazer de ter a companhia dos nossos amigos dos Bonjoanenses, do Farense e do Imortal.

Queremos deixar aqui um agradecimento especial aos pais, sem os quais não teríamos podido ir, e aos Tubarões de Quarteira, que bem organizaram o convívio.

 

 

 

 

 

 

f