Neste domingo, 10 de dezembro, os nossos atletas mais jovens participaram no terceiro convívio da atual temporada. Desta feita fomos a Faro, onde tivemos a sorte de participar na festa de Natal organizada pelos Bonjoanenses.

Sendo um domingo, os nossos atletas tiveram o prazer de ter a assistir nas bancadas muitos familiares, tendo presenteado os mesmos com um bom basquetebol, muito aguerrido, arrancando muitos aplausos da bancada.

Para além da equipa da casa, tivemos ainda o prazer de jogar com os nossos amigos do Ginásio, bem como defrontar, pela primeira vez esta época, os nossos companheiros do CBA.

Levamos oito atletas ao convívio, dois dos quais mini-8, tendo todos jogados pela equipa mini-10. Deste modo, o Guilherme e o Bernardo tiveram de efetuar um esforço extra, tendo o último jogado, pela primeira vez, neste escalão-.

Concluindo, foi um convívio excelente, com muitas atividades interessantes, bom basquetebol, contando, inclusivamente, com a presença do Pai Natal!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ontem, 9 de dezembro, uma semana após viajarem até Ferragudo, os nossos mini12 voltaram a viajar até o Barlavento Algarvio, desta feita para defrontar o Portimonense.

Sabíamos de antemão que seria um jogo difícil para as nossas cores, tendo em conta que o nosso adversário tinha vencido todos os jogos efetuados, e todos de forma inequívoca, à exceção de um. Deste modo, seria necessário um super-Tavira para contrariar o maior favoritismo da equipa da casa.

Perante este cenário, os nossos minis responderam com uma enorme determinação, discutindo o jogo até onde foi possível. Para tal, defenderam de forma aguerrida, não permitindo cestos fáceis para a equipa da casa. Do mesmo modo, o Portimonense defendeu de forma intensa, dificultando muito o nosso desenvolvimento ofensivo. Para desequilibrar, a maior estatura das jogadoras da casa deu-lhes uma vantagem considerável nas tabelas, o que lhes permitiu segundas e terceiras oportunidades de lançamento no seu ataque.

Em termos de marcha do marcador, assistimos a um jogo equilibrado, com uma ligeira vantagem para a equipa da casa, sempre inferior a 10 pontos durante os primeiros quatro períodos. No quinto período, o Portimonense jogou muito forte, sobretudo na tabela ofensiva, conseguindo aumentar a vantagem de modo a entrar no último período a vencer por 16 pontos. No último período, os nossos bravos atletas ainda tentaram recuperar, não conseguindo, porém, diminuir a desvantagem para menos de 11 pontos. No final, o marcador assinalava uma vitória da equipa da casa por 36-23.

Por fim, devemos dizer que fomos muito bem recebidos em Portimão, onde ficou provado que se pode jogar de modo bastante intenso e físico, mantendo-se o companheirismo desportivo e o respeito por todos os intervenientes. Todos os atletas participantes estão de parabéns e, em particular, os nossos provaram ser merecedores de todo o carinho que a sua claque lhes tem transmitido, claque essa que não passa despercebida em nenhum pavilhão, pelas melhores razões.

 

 

 

 

Ontem, 2 de dezembro, os nossos mini12 viajaram até Ferragudo para defrontar a equipa local.

Um mau início e um mau final ditaram a derrota, num jogo em que demonstraram estar ao nível do seu valoroso adversário.

A equipa entrou mal no primeiro período, onde uma recuperação defensiva pouco eficaz permitiu vários cestos fáceis em contra-ataque, levando a que a equipa da casa terminasse o período inicial com uma vantagem de 14-0.

O maior acerto defensivo e a bravura dos nossos miniatletas permitiu que a equipa, nos dois períodos seguintes, não sofresse qualquer ponto, indo para intervalo com uma desvantagem de apenas dois pontos.

Após o intervalo, a equipa da casa entrou com vontade de resolver o desafio, porém, os nossos jovens responderam com determinação, fazendo com que o jogo fosse para o último período com a diferença mínima para os da casa.

Com o jogo totalmente em aberto, o último período foi o oposto do que se tinha visto até então. Tudo correu bem para a equipa da casa e, pelo contrário, nada correu bem para as nossas cores, falhando cestos fáceis e surgindo distrações na defesa, que a equipa da casa soube aproveitar, vencendo esse último parcial por uns inesperados 20-0.

Está de parabéns a equipa da casa pela vitória obtida. Estão de parabéns os nossos atletas que deram uma excelente imagem do nossos basquetebol, bem como demonstraram um empenho excecional. E estão de parabéns as duas claques, que abrilhantaram o excelente espetáculo que se assistiu.

 

Apresentamos a 1.ª edição do CEST’ONLINE - as notícias do CBT.

 

Um dia após terem obtido a primeira vitória no campeonato regional, os sub14 viajaram até Vila Real de Santo António para defrontar o Juventude.

Apresentando apenas oito atletas, os nossos jovens sabiam de antemão que o resultado final seria 20-0 para a equipa da casa, visto não terem os 10 atletas necessários para poder discutir o resultado. Apesar disso, esqueceram esse facto e tentaram em campo obter a vitória que oficialmente era impossível.

As duas equipas entraram bem no jogo, apresentado-se defensivamente bem organizadas, tendo-se observado um jogo bem equilibrado no 1.º período, onde a equipa da casa terminou com uma vantagem de 4 pontos.

A diferença no marcador manteve-se em valores próximos da diferença registada no final do 1.º período até faltarem cerca de 3 minutos para terminar o 2.º período, altura em que alguma falta de concentração, aliada a uma quebra física, levou a que a recuperação defensiva da nossa equipa fosse ineficaz, o que permitiu ao Juventude criar uma vantagem superior a 10 pontos.

Após o intervalo, o problema de faltas em atletas decisivos (dois deles foram excluídos com 5 faltas e outro terminou com 4), juntamente com o cansaço resultante do esforço despendido no dia anterior e do facto de só estarem 8 atletas, levou a que a equipa da casa construísse uma diferença no marcador que não espelha a diferença entre as duas equipas nem aquilo a que se assistiu em campo.

Por fim, deve-se assinalar o esforço que todos os nossos atletas demonstraram em campo, bem como o excelente ambiente vivido entre todos os intervenientes no jogo. Com esta atitude estes jovens irão, sem dúvida, continuar a evolução que se tem vindo a registar.

 

No sábado, 25 de Novembro, duas semanas após terem ido a Olhão, os nossos mini-atletas voltaram a visitar a referida cidade, desta feita para participar num convívio no pavilhão dos nossos amigos do Colégio Bernardette Romeira.

Para além da equipa da casa, tivemos o prazer de reencontrar os companheiros do Imortal, bem como jogar pela primeira vez esta época com os companheiros dos Bonjoanenses.

Participando com duas equipas, uma de cada escalão, assistimos a duas estreias: o Bernardo e a Rita Martins, esta seguindo as pisadas do seu irmão mais velho. Tivemos ainda o prazer de ver a Rita Alfaiate em ação pela primeira vez esta temporada.

Por fim, devemos enaltecer o bom ambiente vivido, algo já habitual nestes eventos, colorido com a presença de muitos pais e amigos dos atletas. No próximo 10 de Dezembro voltaremos a entrar em ação, desta feita em Faro, onde teremos os Bonjoanenses como anfitriões.

 

 

 

 

 

 

 

No sábado, 11 de Novembro, os nossos mais jovens atletas visitaram Olhão, mais concretamente o pavilhão do Ginásio, para participar no primeiro convívio de minibásquete da temporada 2017/2018.

Juntamente com os amigos da equipa da casa, dos amigos do Farense e dos amigos do Imortal, passaram uma excelente manhã, com muitos pais nas bancadas a assistir a um excelente empenho de todos.

Desta vez fomos somente com uma equipa de mini-10, visto não termos disponíveis atletas suficientes do escalão mini-8. Pelo lado positivo, tivemos o prazer de viver o momento de estreia do Afonso Arrais nestas andanças.

 

 

 

 

 

 

No sábado, 21 de Outubro, pelas 20:00, ir-se-á realizar um jantar no Restaurante Quatro Águas, comemorativo do 25.º aniversário do Clube Basquetebol Tavira.

Estão convidados todos os anteriores e atuais, atletas, treinadores, dirigentes e simpatizantes do clube.

Pede-se que a inscrição seja efetuada até 18 de Outubro, pessoalmente junto dos dirigentes do clube, ou através dos números de telefone 966 631 338, 919 249 864, ou 914 774 535.

Contamos com a tua presença!

 

Na tarde de sábado, 20/05, menos de 24 horas após o jogo realizado na noite anterior, recebemos as sub19 do Portimonense, equipa que esteve presente na final 4 deste escalão.

Fizemos um grande jogo, muito intenso, derrotando justamente as forasteiras por 58-44, embora o resultado acabe por ser escasso face ao nível por nós apresentado e à qualidade de jogo.

Parabéns miúdas, vocês foram e são enormes!

 

Na manhã de sábado, 20/05, foi a vez do nosso clube organizar um convívio de minibásquete, algo que sucede pela terceira vez na presente época.

Para além dos nossos miniatletas, participaram ainda os dos clubes Colégio Bernardette Romeira, Juventude e Imortal. Tivemos ainda o prazer de ter integrados, na equipa do Juventude, atletas espanhóis de um clube de Ayamonte.

Foi uma manhã bem passada, onde a ajuda de alguns atletas mais velhos foi crucial para podermos proporcionar momentos especiais aos atletas mais pequenos.

 

Na noite de sexta-feira, 19/05, as sub16/19 visitaram a capital do basquetebol algarvio para defrontar o Ginásio no seu pavilhão.

O jogo foi intenso e disputado onde alternamos momentos bons com alguns menos bons.

O resultado final foi de 36-52 para as nossas cores, num jogo onde só utilizamos atletas sub14 e sub16.

 

Na tarde de sábado, 13/05, recebemos o Ginásio, equipa que disputou a fase final do campeonato regional, o que fazia antever um jogo complicado.

Entramos bem e estivemos empatados a 4, mas a pressão defensiva efetuada pelas visitantes provocou muitos erros e fez com que ao intervalo já estivéssemos com uma grande desvantagem no marcador.

Reagimos após o descanso e efetuamos uma 2.ª parte mais bem conseguida, embora o resultado final assinale uma grande diferença (10-85). Observando esta equipa, sabemos que as nossas meninas ainda nos darão muitas alegrias.

Força meninas!.

 

No fim da tarde de domingo, 07/05, visitamos Albufeira para jogar no mítico pavilhão do Imortal.

O jogo foi disputado com uma grande intensidade pelas duas equipas e teve uma grande incerteza no marcador, com as equipas a alternarem períodos bons com outros menos conseguidos.

No final a vitória acabou por cair para as locais, 70-67, num bom jogo de basquetebol e onde efetuamos, provavelmente, o nosso melhor jogo da época.

 

Na manhã de domingo, 07/05, as nossas jovens meninas estrearam-se no Torneio de Encerramento, com uma visita a Portimão.

O 1.º período teve algum equilíbrio, Embora tenhamos sido ligeiramente superiores, o resultado ficou empatado a 12 no final do mesmo. O 2.º período não foi tão bem conseguido e chegamos ao intervalo com uma desvantagem de 20-15.

No 3.º período mostramos que estávamos ali para lutar por um bom resultado, conseguindo passar para a frente (23-27).

No 4.º período fomos superiores, defendendo bem e atacando, quase sempre, com inteligência, e acabamos por vencer justamente por 35-40. Parabéns meninas!

Uma nota de agradecimento aos pais destas meninas que, no dia da mãe, compareceram em bom número apoiando calorosamente a nossa equipa na bancada.

 

f